O que há alguns anos parecia ser apenas uma tendência, de uma hora para a outra chegou para ficar: o home office já é uma realidade em muitas empresas. No começo era apenas 'uma solução' para continuar trabalhando durante a pandemia de Covid-19, mas depois de longos meses com os colaboradores trabalhando de casa, as empresas começaram a perceber que o home office é uma ideia interessante - e com vários benefícios!
Para muita gente trabalhar de casa significa um belo upgrade de qualidade de vida: as intermináveis horas economizadas no trânsito se transformam em mais algumas preciosas horas de sono ou com a família no final do dia, almoçar em casa é quase sempre uma opção mais saudável e, com mais tempo livre, fica mais fácil ter hábitos mais saudáveis - e até inserir na agenda alguma rotina de exercícios! Isso sem contar algumas coisas simples, como não ter que usar aquela gravata ou aquele salto alto apertado o dia inteiro - afinal, até nas empresas mais formais, o dress code para as reuniões on-line a partir de casa é mais tranquilo. Ok, não vamos entrar detalhes sobre 'o despojado dress code de alguns no home office'...
Para as empresas não é diferente. No início há um período de adaptação, mas depois as coisas vão se encaixando, as reuniões com audio e video passam a ser tão eficientes quanto as presenciais, emails e hierarquias voltam a ter o mesmo valor, e o trabalho passa a ser tão produtivo e eficiente quanto antes, principalmente porque o trabalho passa a ser orientado por metas e tarefas antes não tão bem definidas - afinal o que você está fazendo em casa?
Por conta disso muitas empresas só estão enxergando vantagens no home office, inclusive com uma grande redução de custos com infra-estrutura, do ar condicionado ao café a economia é visível. Conclusão: algumas empresas já estão considerando manter o home office depois da pandemia, nem que parcialmente, reduzindo o tamanho do escritório e outros custos agregados.
Entretanto, se para a maioria isso está acontencendo naturalmente, para nós profissionais de R&S, novos desafios estão surgindo!
Primeiro na parte de recrutamento, pois tudo deverá ser feito à distância já que nós possivelmente também estaremos em casa, e segundo porque novas competências se tornam necessárias em quase todos os cargos. Criar rapidamente relatórios no Excel, montar apresentações interessantes em PowerPoint ou trocar emails de maneira eficiente agora têm um impacto direto na produtividade de quem trabalha de casa. A capacidade de seguir instruções e manter a concentração num ambiente doméstico com muitos distratores, também passa a ser uma característica relevante, e por aí vai.
A sua sorte é que para tudo isso você pode contar com os Testes On-Line para Processos Seletivos da TesteFer!
Experimente nossos serviços. Conte conosco para tornar os processos seletivos da sua empresa mais simples e rápidos, e para encontrar sempre os melhores e mais qualificados profissionais para os novos tempos de home office.