Após dar suporte a centenas de empresas que utilizam o teste DISC da TesteFer nos seus processos seletivos, ficaram evidentes os diversos benefícios produzidos. O teste DISC é uma ferramenta muito importante nos processos de recrutamento e seleção, com o propósito de tornar a contratação de colaboradores mais assertiva.
Porém, o teste DISC vai além de apenas contribuir no processo seletivo, já que a sua finalidade é mapear o perfil comportamental do profissional que vai trabalhar na sua empresa. Essa informação é de grande valia no mundo moderno, pois já foi comprovado que as Hard Skills não são as únicas a fazerem parte do leque de competências que um profissional deve ter para obter bons resultados na empresa. Por conta disso, inúmeros clientes também usam o teste DISC para Treinamento & Desenvolvimento - e os feedbacks que recebo sempre são muito positivos!
Vale a pena usar o teste DISC para Treinamento e Desenvolvimento?
A resposta é sim! Vale a pena e tem muitas vantagens! Como dito anteriormente, o comportamento humano é na maioria das vezes um fator determinante para que o profissional permaneça em uma empresa, e este deve estar em equilíbrio com a sua função e a sua equipe. Por isso, o DISC tem sido comumente utilizado nas organizações. Vejamos abaixo algumas aplicações do DISC no processo de T&D:
• Desenvolver e integrar as equipes, onde a organização busca evidenciar os pontos fortes e os pontos a serem desenvolvimentos de cada colaborador e fazer o direcionamento apropriado a treinamentos ou realocar o colaborador para um time o qual ele irá se adequar e produzir melhor.
• Auxiliar em processos seletivos internos, com o intuito de buscar candidatos com perfis correspondentes a vagas de cargos distintos do que o profissional já atua, ou até mesmo cargos de liderança.
• Promover o autoconhecimento, possibilitando o indivíduo perceber seus pontos negativos e buscar superá-los, melhorando o desenvolvimento pessoal e profissional, além de viabilizar o relacionamento com outras pessoas.
Dessa forma, é possível afirmar que a metodologia DISC quando bem aplicada nas empresas, reflete em melhorias significativas, além de diminuir o turnover.
É importante destacar, que o recrutador deve conhecer e dominar a ferramenta, a fim de realizar uma análise precisa, levando em conta que o teste não tem por objetivo rotular qual resultado é melhor ou pior, já que não existe essa diferenciação, o que existe são perfis predominantes distintos e cargos que buscam diferentes perfis comportamentais, de acordo com a cultura da empresa.
Vale evidenciar que cada pessoa pensa, sente e se comporta de diferentes formas diante de uma mesma situação. Por isso, ao implementar a aplicação do DISC nas organizações, é possível compreender a subjetividade de cada um, a fim de construir uma comunicação assertiva, um bom relacionamento interpessoal e um ambiente de trabalho agradável, resultando em motivação e produtividade.