Qual é a nota ideal que o candidato deve tirar no teste?
Como você já deve ter notado, a TesteFer não define qual é a nota ideal que um candidato deve tirar em um teste, assim como não padronizamos o que é exatamente um bom ou um mau resultado num teste. Obviamente, resultados muito polarizados, isto é, muito baixos ou muito altos, certamente serão muito ruins ou muito bons, respectivamente. Porém as notas dos testes costumam variar muito conforme a escolaridade/currículo dos candidatos.
Por exemplo, se aplicarmos um teste de Matemática Financeira em uma vaga na qual todos os candidatos devem ter nível superior em Economia, a expectativa é de notas muito altas nesse teste, em torno de 90% - afinal trata-se de um pré-requisito fundamental para a vaga. Porém se aplicarmos esse mesmo teste para uma vaga comercial na qual se esperam apenas conhecimentos básicos de Matemática Financeira, a expectativa de notas também pode ser mais baixa.
Isso se aplica a todos os testes. Entretanto, o objetivo maior dos nossos testes é auxiliar o recrutador nos seus processos seletivos, criando um ranking que permitirá encontrar os melhores candidatos para a vaga. Nesse cenário o valor absoluto do resultado do teste é quase secundário, a meta é identificar os candidatos com melhor desempenho nos testes ou, nos casos de testes mais técnicos, encontrar os candidatos que melhor dominam as ferramentas necessárias para a vaga.
Ou seja, apesar de muitos testes terem níveis do básico ao avançado, a nota ideal de um teste pode variar conforme a expectativa da vaga. A sugestão da TesteFer, antes de definir qual será a expectativa de nota de um teste, é primeiro verificar a média de notas da vaga. E a partir dessa média, começar a analisar quantos estão acima ou abaixo dessa média - e assim definir o que muitos chamam de nota de corte.
Pensando nessa questão, a TesteFer desenvolveu um relatório que apresenta as Estatísticas da Vaga. Nesse relatório é possível visualizar facilmente os resultados de todos os candidatos em cada teste e assim definir um critério a partir do qual o candidato será considerado aprovado para a próxima etapa do processo seletivo. Se você já utiliza os serviços da TesteFer, confira esse relatório no menu Relatórios, mas se você ainda não é cliente da TesteFer, aproveite que já está por aqui e cadastre a sua empresa para experimentar gratuitamente os nossos testes!
De qualquer forma, sempre é bom lembrar que o resultado de um teste não é apenas uma nota. Há muitos outros fatores que devem ser analisados, desde o tempo que o candidato demorou para fazer um teste até o tipo de erros que ele fez. Portanto após uma análise prévia das notas, convém sempre analisar os relatórios individuais dos testes para conferir se realmente a maior nota é o melhor resultado.